segunda-feira, 28 de março de 2011

Quem é quem no Comando?

15/04/2004
Facções
da Folha Online

As três principais facções criminosas do Rio são CV (Comando Vermelho), TC (Terceiro Comando) e ADA (Amigos dos Amigos).

Saiba mais sobre cada uma:

Comando Vermelho

O Comando Vermelho foi criado em 1979 no presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande (RJ), a partir do convívio entre presos comuns e militantes dos grupos armados que combatiam o regime militar. Surgiu a partir da Falange Vermelha, com o lema "Paz, Justiça e Liberdade" e institucionalizou o mito das organizações criminosas no tráfico do Rio.

A cocaína foi a responsável pela grande ampliação do poder do CV, na virada dos anos 70 para os 80. O Brasil entrou definitivamente na rota da droga, como ponto de distribuição para a Europa e como mercado consumidor do produto de baixa qualidade.

Também trouxe armamento pesado, como pistolas, metralhadoras, fuzis, granadas e armamento antiaéreo.

Além de dominar morros e favelas, o Comando Vermelho ainda está organizado nos presídios do Rio, como Bangu 1.

Terceiro Comando

O TC (Terceiro Comando) surgiu nos anos 80 como dissidência do Comando Vermelho, a principal organização criminosa do país e do qual se tornou o grande rival, e tem realizado ações marcadas pela extrema violência para tomar os domínios.

A prisão de Mauro Reis Castellano, o Gigante, líder do tráfico nas favelas da Maré, resultou em brigas internas no CV. O TC se fortaleceu e passou a dominar comunidades.

Castellano foi assassinado em 2000, no presídio de segurança máxima de Bangu 3.

Amigos dos Amigos

A facção ADA (Amigo dos Amigos) foi fundada por Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, e por Celsinho da Vila Vintém por volta de 1998.

Uê foi expulso do Comando Vermelho em 94, após tramar a morte de Orlando Jogador, um dos líderes da principal organização criminosa do Rio de Janeiro.

Principal rival do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar (ligado ao CV), Uê foi morto em 2002, durante rebelião liderada pelo Comando Vermelho no presídio de Bangu 1.

Com a morte de Uê e a prisão de Celsinho da Vila Vintém, o TC e a ADA se uniram. Dissidentes das duas facções formaram o TCP (Terceiro Comando Puro).

PCC

O PCC (Primeiro Comando da Capital) surgiu nos anos 90 e é a principal facção criminosa de São Paulo. Inicialmente, a sigla batizava um time de futebol, criado para enfrentar time rival formado por presos oriundos do interior do Estado.

A facção foi responsável, em fevereiro de 2001, pela maior rebelião do país, tomando 29 prisões.

Segundo a polícia, há uma aliança entre PCC e o CV, do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário